Como obter o CPF

Foto: Reproduçao

[]

Brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil podem obter o CPF em agências do Banco do Brasil, da Caixa ou dos Correios, pelo valor de R$ 7. Outra maneira é por meio de entidades conveniadas à Receita Federal, em que o serviço é grátis para brasileiros residentes no Brasil, ou pelo site do próprio Fisco, que é grátis para jovens entre 18 e 25 anos que já possuam o título de eleitor.

De acordo com a Receita Federal, em ambos os casos, é exigido os documentos originais ou cópias autenticadas do RG ou certidão de nascimento e título de eleitor, para pessoas entre 18 e 69 anos, e documento de um dos pais ou do responsável legal, para menores de idade. O CPF dos nascidos a partir de 2017 já está presente na certidão de nascimento.

Os mesmos documentos dos residentes no Brasil são necessários para a retirada do CPF de brasileiros que morem ou estejam no exterior e de falecidos. No primeiro caso, o serviço é grátis e pode ser realizado em representações diplomáticas brasileiras. Para o CPF de falecidos, o contribuinte precisa, além dos documentos já citados, apresentar o atestado de óbito, documento que comprove a necessidade de obter o CPF e documento de identificação do inventariante, cônjuge meeiro, convivente ou do sucessor ou documento de identificação que comprove o parentesco.

Fonte: Correio Braziliense