Nota pública: ABIN atua norteada pelos valores éticos e republicanos e em respeito à Constituição Federal

[]

Diante das diversas notícias publicadas, recentemente, nos veículos de comunicação do país sobre a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), seus servidores e seu diretor-geral, Alexandre Ramagem, a Associação dos Servidores da ABIN (ASBIN) vem a público manifestar o seguinte:

1) A Agência Brasileira de Inteligência é o órgão de Inteligência de Estado do Brasil, portanto, ferramenta fundamental ao processo decisório do presidente da República, seja ele quem for.

2) A ABIN atua de forma técnica e apartidária, evidenciando respeito à Constituição Federal, à Política Nacional de Inteligência e aos valores éticos e republicanos que devem nortear as instituições públicas brasileiras.

3) A ABIN tem, em seus abnegados servidores, seu principal patrimônio. Qualquer tentativa de esvaziar ou de invalidar o trabalho já desenvolvido por esta Agencia de Inteligência deve ser veementemente refutado, por não corresponder à realidade e por aviltar a dedicação e integridade dos servidores, que é inquestionável, ante todo o trabalho prestado para o Brasil.

4) O diretor-geral da Agência foi indicado pelo atual presidente da República e seu nome foi aprovado pelo Senado Federal, conforme prevê a Lei nº 9.883/1999, assim como todos que lhe antecederam.

5) A ABIN busca, constantemente, aprimorar sua capacidade de assessoramento à Presidência da República e à equipe ministerial, a fim de entregar com celeridade, pragmatismo e objetividade o melhor conhecimento em apoio ao processo decisório. A Direção Geral tem se empenhado para aumentar investimentos na instituição, para evoluir o suporte normativo da Atividade de Inteligência e para valorizar os servidores do órgão.

6) Para a Associação, legítima representante dos servidores das diversas carreiras da ABIN, é sempre essencial lembrar que a Atividade de Inteligência de Estado é permanente, imparcial e apartidária.

7) Por fim, a ASBIN manifesta esperança de que o Brasil saia fortalecido do momento de pandemia que ora aflige toda sociedade.

Diretoria Executiva da ASBIN