Alexandre Ramagem é empossado novo DG da Abin

[]

 

Nesta quinta-feira (11), o presidente da ASBIN, Carlos Estrela, e o diretor Social, Lincoln Pompeu, participaram da cerimônia de posse do novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o delegado da Polícia Federal, Alexandre Ramagem, que aconteceu na sede da instituição, contando também com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Janér Tesch, que deixa o cargo, também esteve presente. Antes de entregar o cargo ao colega, discursou sobre o tempo em que esteve à frente da Agência, além de destacar a importância da atividade de inteligência para o país.

Para a assinatura do termo de posse, Ramagem foi acompanhado pelo general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Heleno, ao discursar, ressaltou que esta é uma função de grande importância para o Brasil, que, como em qualquer país democrático, envolve patriotismo, conhecimento, discrição e, sobretudo, profissionalismo.

Depois de empossado, Alexandre Ramagem agradeceu a confiança do presidente Bolsonaro para o cargo e da presença dos ministros, parlamentares e colegas da Agência. ???A inteligência precisa se aperfeiçoar neste tempo que vivemos, com tecnologias da informação, principalmente num país continental como o Brasil. Por isso, a Abin precisa evoluir, resgatando, por exemplo, a Escola de Inteligência, além da necessidade de desenvolvimento da capacidade cibernética???, ressaltou o diretor-geral.

O presidente Bolsonaro também teve momento de fala, utilizando-a para agradecer a presença de todos e destacar a importância da Abin para a prevenção de crimes e o desenvolvimento do país.

 
Da esquerda para a direita: (Foto 1) Deputado João Campos (PRB/GO, presidente Jair Bolsonaro e Carlos Estrela. (Foto 2) Novamente o presidente da ASBIN, presidente Bolsonaro e secretário-executivo do Ministério dos Direitos Humanos e associado da ASBIN, Sérgio Carazza.

Na ocasião, Carlos Estrela cumprimentou o presidente Bolsonaro e defendeu a valorização dos servidores e da atividade de inteligência, ressaltando a importância de uma Abin fortalecida para o país. ???Queremos construir juntos uma Agência que atenda aos interesses do Estado brasileiro???, pontuou o representante da Asbin.
Houve também a oportunidade de parabenizar o novo diretor-geral. Carlos Estrela desejou sucesso ao diretor Alexandre Ramagem à frente da Abin, na gestão que se inicia. "Nos colocamos à disposição para trabalhos futuros. Pode contar com o apoio da Associação???, afirmou o presidente da ASBIN.

A solenidade teve transmissão ao vivo, pelo canal da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), e foi prestigiada por diversas autoridades, servidores e parlamentares, como o deputado João Campos (PRB/GO), amigo e parceiro da Asbin.

 

Da esquerda para a direita: Lincoln Pompeu (diretor Social da ASBIN), Márcia de Mattos (Abin), Carlos Estrela (presidente da ASBIN), Alexandre Ramagem (diretor-geral da Abin), Joselita de Lira (Abin), Leir Souza Domingos (Abin), e Kaline Alves e Adevaldo Souza, ambos da Asbin


Presidente da ASBIN com o general Villas Bôas, ex-comandante do Exército e atual assessor especial do GSI, no Palácio do Planalto 


Ministro do GSI, Augusto Heleno, com o presidente da ASBIN, Carlos Estrela