ASBIN defende convocação de excedentes em reunião na Abin

[]

Em apoio à pauta dos excedentes do concurso público para provimento de vagas na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), realizado em 2018, a ASBIN solicitou reunião com o Departamento de Gestão de Pessoas do órgão (DGP) para encaminhar a demanda do grupo de excedentes. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (14/5), em Brasília, com a presença do diretor do DGP e de representantes do Gabinete da Direção-Geral da Abin e dos excedentes.

A Comissão dos Excedentes defende a convocação, com urgência, de todos os aprovados no concurso público de 2018. A realização de um processo de seleção com essa complexidade gera extensos custos para os cofres públicos, que já se encontra comprometido por conta da pandemia da Covid-19. Soma-se a isso a premente necessidade de recompor o quadro de servidores da Agência, que se encontra com defasagem e apresenta grande quantitativo de cargos vagos e outra ampla parcela de servidores com condições de solicitar vacância via aposentadoria.

Impulsionados pelas recentes convocações de aprovados em concurso público de diversos órgãos da Administração Pública federal, o grupo dos excedentes transmitiu preocupação na condução do pleito dos excedentes, solicitando maior transparência e esclarecimentos da Abin neste trato.

O diretor do DGP esclareceu que a Agência atua com toda transparência e empenho exigido pela questão. Foi reafirmado o compromisso e interesse do órgão na convocação de todos os aprovados no referido concurso público. Na oportunidade, foram apresentadas questões técnicas que influenciam a pauta convocatória, bem como tensões e dificuldades históricas no encaminhamento de pautas da Agência.

A ASBIN compartilha da angústia vivenciada por cada um dos candidatos a se somar na carreira da Atividade de Inteligência. A necessária incorporação deste universo de novos servidores, além de economizar escassos recursos públicos, possibilitará a manutenção da capacidade analítica da Agência, que tem sido extremamente demandada no enfrentamento da crise relacionada à pandemia da Covid-19 junto à Presidência da República.

A ASBIN continua empenhada e destinando esforços para a convocação de todos os candidatos aprovados e não convocados no concurso público para provimento de vagas na Abin. A Associação espera que, muito em breve, os excedentes possam se tornar novos colegas de serviço público e se somarem à luta por melhores condições para o exercício da Atividade de Inteligência Estratégica no Brasil, bandeira perene sustentada pela Associação dos Servidores da Abin.