Coronavírus: o que é, sintomas e prevenção

Foto: Andre Penner/AP

[]

Há algumas semanas, o mundo vive um surto de um novo vírus, que tem origem da China, na Ásia, o COVID-19, que causa a doença, chamada Coronavírus. Desde então diversas notícias já foram divulgadas, verdadeiras e falsas. Também foram tomadas algumas medidas por governos de todos os países do mundo, como forma de prevenção e contenção do vírus, como proibir entrada e saída tanto de turistas como de habitantes, fechamento de escolas, cancelamento e adiamento de eventos esportivos, entre outros. Os primeiros casos da doença foram registrados no dia 31/12/2019, na China, quando o vírus foi descoberto e começaram os estudos para contê-lo.

O período de incubação do vírus é o tempo que ele leva para manifestar os primeiros sintomas, desde a infecção por Coronavírus, esse tempo pode ser de 2 a 14 dias, ou seja, é possível que em um primeiro momento, a pessoa que está infectada não apresente nenhum sintoma, sem saber que está com o vírus.

Quais os sintomas do Coronavírus?

Os sintomas do coronavírus são respiratórios, parecidos com uma gripe ou resfriado. Entretanto podem causar também infecções como a pneumonia.

Os principais sintomas são:
- Febre;
- Tosse;
- Dificuldade para respirar.

Como o coronavírus é transmitido?

As formas de transmissão do vírus ainda são possibilidades, uma vez que estão em estudo, porém a disseminação do mesmo, acontece de pessoa para pessoa, como contato físico, por exemplo.
Por isso, o Ministério da Saúde, por meio do aplicativo criado exclusivamente para informações sobre o Coronavírus, alerta a importância de manter distância segura entre as pessoas de aproximadamente 1,5m, além de evitar aglomerações.

A transmissão do coronavírus costuma acontecer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

- gotículas de saliva;
- espirro;
- tosse;
- catarro;
- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Prevenção

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, cuidados básicos com a higiene são de grande importância para a prevenção do Coronavírus. As medidas para a prevenção são:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Higienizar as mãos com álcool gel 70%;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

É importante destacar que ao surgimento dos sintomas é necessário buscar ajuda médica, tanto na rede pública de saúde como a rede privada, para que os exames necessários sejam realizados para descartar ou confirmar a infecção.