Homenagem da ASBIN: Dia do Profissional de Inteligência

[]

Neste domingo, 6 de setembro, comemoramos o dia do profissional de inteligência. A data celebra o trabalho de mulheres e homens que lutam dia e noite pelo progresso e proteção do nosso País. Seja em centros urbanos ou rincões remotos do país e do mundo, nossos profissionais vão aonde for necessário para obter e processar dados, gerando informação de qualidade para tomada de decisão de nossas autoridades, acerca de ameaças e oportunidades para o povo brasileiro.

A atividade de Inteligência é típica de Estado, essencialpara a busca pela excelência no processo decisório e na formulação de políticas públicas.  Nesse sentido, duas decisões do Supremo Tribunal Federal, tomadas neste ano, reforçam o papel estratégico da Atividade de Inteligência para o País, e demonstram que a atividade é parte orgânicado núcleo do Estado brasileiro.

Na esteira dos avanços da Administração pública, nosesforçamos para aperfeiçoar essa valorosa carreira, e objetivamos amparar os profissionais de Inteligência de Estado com sua respectiva constitucionalização e posterior avanço na regulamentação de suas atribuições, competências e procedimentos. Assim, nossos profissionais podem trabalhar com maior proteção erespaldos jurídicos necessários para irem cada vez mais longe obtenção das informações que a República necessita, sempre respeitando as Leis e a Constituição que os legitima.

No dia 6 de setembro, a Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligência parabeniza a todos profissionais de Inteligência, e reforça o compromisso a favor da segurança e progresso do povo brasileiro. Os homens e mulheres de Inteligência não medem esforços para trabalhar pelo Brasil.