A Inteligência e o desafio de um mundo em convulsão

[]

O mundo social, político e econômico está, cada vez mais, convulsionado. As sociedades, os estados e os dirigentes políticos são desafiados a entender e elaborar respostas em agendas complexas, sempre em mudança e impactadas por diversos e, muitas vezes, conflitantes interesses.

A atividade de Inteligência está obrigada a prover o estado nacional e suas lideranças no sentido de apreender as dimensões dessa mudança. O profissional da atividade meio ou fim precisa estar capacitado no sentido de avançar o conhecimento em Inteligência, identificando as oportunidades e prevenindo a sociedade.

Valorizar o profissional de Inteligência é reconhecer, não apenas retoricamente, a dimensão desse trabalho. De fato, num mundo em mutação complexa é necessário, na medida mesma da exigência de um trabalho de excelência, dotar as carreiras com os meios e condições de responder àqueles desafios com proatividade.

?? com este espírito que a Asbin, ao homenagear toda a comunidade de Inteligência da Abin, alerta no sentido de sensibilizar as lideranças políticas, os pensadores acadêmicos e a sociedade em geral sobre a necessidade de conhecer quem somos, qual o nosso papel estatal e quais são as nossas carências.

Somos um destacamento de defesa da sociedade e do Estado nos marcos do Estado democrático de direito. Somos profissionais da Inteligência brasileira.