AOFI e ASBIN realizam live com ex-diretoras da ABIN em homenagem ao Dia das Mulheres

ASBIN

ASBIN

[]

No Dia Internacional das Mulheres (08), a Associação Nacional dos Oficiais de Inteligência (AOFI) e a Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligência (ASBIN) homenagearam as profissionais de Inteligência em uma live com duas ex-diretoras da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).


O bate papo com Leila Monteiro e Luely Rodrigues abordou suas trajetórias profissionais e os desafios durante a Atividade de cada uma. “Ter o trabalho reconhecido, especialmente no dia destinado a comemorar as conquistas femininas, é muito gratificante”, ressaltou Luely, primeira mulher superintendente, diretora da Escola e de Inteligência, que dedicou 30 anos de sua vida à atividade de inteligência.


Ela conta que o convite foi inesperado e muito gratificante. “O bate papo foi bem fluido e foi muito bacana ver pessoas que você conhece entrando na live, interessados por sua carreira, sua trajetória”, analisa Luely. A servidora aposentada avalia que o momento foi ótimo para relembrar fatos de tanto tempo dedicado à atividade de Inteligência. “Também pudemos passar uma mensagem de que, mesmo que as coisas não funcionem bem em determinado momento, temos que lembrar que as mulheres, ao lado dos homens, têm plenas condições de participar da alta gestão da instituição”, destaca.


Aposentada desde 2011, Leila Monteiro iniciou a carreira na contrainteligência, em 1978, no então SNI. Na ABIN, desenvolveu atividades na CGPC, como Coordenadora-Geral. Foi responsável pela implementação do PNPC em órgãos e empresas estratégicas e organizou diversos simpósios na área, divulgando a ABIN para a sociedade. Foi ainda, Diretora de contrainteligência de 2005 a 2008.
A aposentada expressou a sua surpresa com a presença de tantos colegas no encontro. “Eu não esperava que algumas pessoas que participaram do debate se lembrassem de mim e foi super enriquecedor, porque você vê que mesmo após 10 anos ainda somos lembrados e lembramos com carinho”, destaca ela.


A ex-diretora conclui com uma mensagem para todas as profissionais de Inteligência. “Trabalhe sempre com muito afinco, competência e não pense em assumir altos cargos na carreira, isso vem com o tempo e postura de cada uma. Não se curvem, ajam sempre com a razão, porque infelizmente ainda há quem nos considere o sexo frágil, embora de frágil não tenhamos nada”, finaliza Leila.