Diretoria Executiva das Entidades Unificadas de Inteligência apresenta nova composição para Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional

ASBIN

ASBIN

[]

No dia 10 de março de 2022, o Presidente e o Vice-Presidente da Diretoria Executiva Pro-Tempore, que representam Associação dos Servidores da ABIN (ASBIN) e a Associação Nacional dos Oficiais de Inteligência (AOFI), realizaram reunião com o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Augusto Heleno.

Durante o encontro, os representantes associativos reiteraram que a nova Associação que nasce desta unificação manterá os compromissos e pautas assumidas pelas Diretorias anteriores.

Assim, reiterou-se a necessidade de constitucionalização da Atividade de Inteligência e a formalização das carreiras da Agência como típicas de Estado. Salientou-se, também, a necessidade de normativos específicos para a atividade de Inteligência.

Com a proximidade do prazo final para concessão de recomposição salarial por parte do Executivo, os representantes associativos destacaram o enorme déficit vivenciado na remuneração carreira. O Ministro foi informado de que caso seja dado aumento aos policiais e as carreiras de Inteligência sejam esquecidas, cargos de nível superior da Agência alcançarão equivalência à cargos de nível médio das polícias. 

Inclusive, coincidentemente, como exemplo dos efeitos dessa defasagem, fora publicado no mesmo dia a reversão de um Oficial de Inteligência que decidiu retornar ao cargo de nível médio em sua pregressa Instituição.

Dessa forma, reiterou-se que caso não haja o reconhecimento da disparidade salarial das carreiras da Agência para demais típicas de Estado a evasão de servidores da Agência aumentará. Nesse ponto, aproveitou-se para registrar a premência de Convocação dos excedentes do concurso de 2018, haja vista a enorme defasagem de pessoal. 

Os dirigentes aproveitaram a oportunidade para agradecer ao Ministro pelo compromisso com a Instituição e suas carreiras ao ter enviado o projeto de recomposição ainda em dezembro de 2021.

Por fim, considerando as recentes notícias de que o Diretor-Geral da Agência poderia se candidatar a cargo eletivo em 2022, o Presidente e o Vice foram enfáticos em defesa da valorização Institucional e das carreiras por meio da nomeação de um Diretor-Geral que seja dos quadros da Casa.

Os participantes avaliaram a reunião como muito produtiva e agradeceram a receptividade do Ministro Augusto Heleno e equipe.