Presidente da INTELIS defende a valorização da carreira durante Assembleia da Fonacate

ASBIN

ASBIN

Em defesa pela valorização da carreira, o presidente da União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (INTELIS) fez alguns pronunciamentos durante a Assembleia Geral do Fórum das Carreiras de estado (Fonacate), na última terça-feira (12). Mario Fragoso ressaltou a insatisfação dos associados da Abin devido a grave desvalorização da atividade profissional de inteligência que vem ocorrendo nos últimos anos como a deteorização salarial da categoria.

O presidente explicou que, assim como os representantes da Sindiagências e da Anffa Sindical, as carreiras da Abin haviam sido deixadas para trás na negociação salarial de 2015, na qual foram contemplados com apenas duas parcelas de reajuste enquanto que as demais obtiveram 4 parcelas.

Fragoso ainda explicou o atual momento da vida associativa na Agência. Em seu discurso, o presidente da INTELIS informou que a entidade contempla uma quantidade maior de servidores e que há uma expectativa de a participação ser incrementada no ponto de vista financeiro e de recursos humanos para diversos trabalhos em GTs e atividades que são desenvolvidas pelo fórum, como a exemplo o apoio à criação do Instituto Servir Brasil, que dará suporte à Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, no qual a associação terá uma participação mais ativa, como no evento Pensar Brasil, organizado pelo Sindlegis, no qual a Intelis deverá enviar representantes.

Fonacate

A reunião do Fórum das Carreiras de estado debateu a Lei Geral dos Concursos (PL 252/2003); o Decreto 10.620/2021, que transfere para o INSS as atividades de concessão e manutenção de aposentadorias e pensões dos servidores públicos; e a 7ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado. Em pauta, também foram lembradas as campanhas salariais do funcionalismo.

Os debates contaram com as participações dos deputados federais Professor Israel Batista (PSB/DF) e Eduardo Cury (PSDB/SP). Cury é o relator do PL da Lei Geral dos Concursos, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. Já o deputado Israel Batista, defendeu a transparência e qualidade nos processos seletivos.